1. Faça o texto à caneta azul ou preta.
2. Escreva legível.
3. Obedeça o limite de linhas proposto pelo professor.
4. Use espaço antes do parágrafo.
5. Escreva de margem à margem e sempre separe a sílaba se a palavra não couber no final da linha.
6. Não use a 1ª pessoa do singular (eu); tampouco use em hipótese alguma expressões como “na minha opinião, concordo, discordo, eu acho” ou outras semelhantes.
7. Obedeça a pontuação, a ortografia e a concordância.
Orientações básicas para apresentação de trabalhos ou pesquisas:
1. Capa
1. Capa


3. Agradecimento

4. Dedicatória

5. Citação

6. Sumário

7. Introdução

8. Desenvolvimento

9. Conclusão

10. Referências

1. Ordenamento do material:
1.°) capa;
2.°) folha de rosto;
3.°) folha de agradecimentos: se houver;
4.°) folha de SINOPSE (resumo): se houver;
5.°) folha de SUMÁRIO;
6.°) folha de citação ao trabalho como um todo: se houver;
7.°) folha com o início do texto propriamente dito.
8.°) referências bibliográficas.
Obs.: Não se agradece ao Professor que irá corrigir o trabalho.
2. Cada novo parágrafo do texto principal deve ser precedido de espaçamento. Ex.:
A obra de Haroldo de Campos compõe-se de vários livros de poesia, de ensaios críticos e de traduções, feitas apenas por ele ou em regime de colaboração.
3. Faça uma capa com as informações nessa ordem: Nome da escola, Seu nome, Título do trabalho, Local e data.
4. Faça uma folha de rosto com as mesmas informações, porém acrescente mais algumas informações: a disciplina, professor, série. A folha de rosto é a segunda capa ou página do trabalho.
5. A terceira página pode ser uma dedicatória ou um agradecimento. Se vierem os dois, faça um em cada página.
6. O próximo passo é o sumário. Nele devem constar as partes do trabalho como: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Referências. Faça a devida numeração das páginas. O Desenvolvimento não precisa ter esse nome necessariamente. Dê um nome que seja condizente com o assunto abordado.
7. Os livros, enciclopédias ou sites da internet não devem ser copiados na sua totalidade. O ideal é você resumir o assunto e reorganiza-lo com suas palavras. Trabalho ou pesquisa não é uma mera cópia de livro ou site da internet. A introdução e a Conclusão podem ter uma página apenas desde que não sejam cópias de textos que você usou. Seja original. Leia, faça resumos sobre o assunto, cite exemplos, dê a sua participação no assunto abordado.
8. Faça as REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS corretamente:
SOBRENOME, nome do autor. Título em itálico: subtítulo normal (se houver) após dois pontos. Número da edição (da segunda em diante: 2. ed.). Indicação de tradutor, se houver: Trad. (ou Tradução). Cidade: editora, ano da edição, indicação de páginas se apenas um capítulo da obra for utilizada.
Exemplos:
CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizonte do provável. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1975.
9. Uma última observação: deixe de dar títulos simplórios aos trabalhos e pesquisas como “Trabalho de...” ou “Pesquisa de...”. Crie um título mais original, pois isso também conta ponto. Se o trabalho/pesquisa é sobre a Semana de Arte Moderna, é mais criativo dar título como “A ruptura com a Arte Clássica” ou Semana de Transformações da Arte”. Todavia não vale copiar minhas sugestões. Crie o seu título. O que se espera é que seu trabalho/pesquisa seja cada vez mais bem feito. Não repita sempre os mesmos erros cometidos em trabalhos anteriores. Siga as orientações do professor. Bom trabalho.

Nenhum comentário:
Postar um comentário